rafaela di bella's profile

visual identity architecture MCH

Identidade Visual Michelle Machado Arquitetura

A primeira etapa do projeto foi entender a Michelle como pessoa e como arquiteta. Após analisar todo seu processo de criação dos projetos e relacionamento com seus clientes, veio a etapa do briefing onde foi coletado respostas importantes que ficaram evidentes a personalidade da marca e seu diferencial.

Abaixo algumas perguntas retiradas do briefing, que direcionaram o processo criativo da identidade:
-
O que é a  marca? É um estúdio de arquitetura e design de interiores, incluindo peças desenhadas e projetos de diversas escalas.
Qual o objetivo da marca?: Ser referência no mercado de arquitetura por projetos inovadores, minimalistas com toque aconchegante e design brasileiro.
Principais atributos da marca?: Sábia, alegre, sensível, madura, calma, energética, exclusiva, ousada, minimalista, criativa, racional, determinada, emocional, confiável, clean, atemporal, plural, sonhadora, sofisticada e elegante.
Se a empresa fosse uma casa como ela seria?  Casa ampla, térrea, iluminada e arejada.
Materiais naturais, concreto, aço, madeira e muito verde. Branco, cinza, preto.
-

A Michelle e sua equipe se importam definitivamente com toda a qualidade do processo dos projetos, desde o primeiro contato até a finalização da obra e o pós-obra. Garantindo uma entrega eficaz, que não é apenas a beleza do projeto, e sim um projeto técnico de qualidade, tornando tudo realidade o que foi idealizado com base na história de cada cliente, interesse na essência de cada um, com foco no atemporal da arquitetura. E com isso, foram desenvolvidas duas frases de impacto para serem usadas em pontos de contato, ajudando a traduzir a marca: “Arquitetura Atemporal e Design Afetivo” e “Precisão e Emoção”.
A fase de pesquisa do mercado trouxe uma grande imersão no universo da arquitetura, design brasileiro, em instituições e museus com apelo e direcionamento de modernidade e contemporaneidade, como o Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Escola de Arquitetura e Design Bauhaus e a Bienal de São Paulo, foram grandes referências e inspirações que guiaram todo o projeto. E com toda a pesquisa aprofundada, chegou-se ao grande elemento da arquitetura e brasilidade, o cobogó.

O conceito do projeto como um todo, é relacionado ao cobogó. Sendo o elemento de grande destaque quando presente no espaço físico, mas ao mesmo tempo, traz leveza, por permitir que a luz natural entre pelos vãos do cobogó e forme generosas sombras gerando lindas formas ao seu redor. Os elementos vazados desenham sombreados nos pisos, paredes e mobiliários, diversas formas diferentes ao longo dos dias e estações do ano. Ao entardecer, a luz artificial toma lugar, fazendo surgir  uma luminária urbana.


Os grafismos da marca se tornaram o cobogó gráfico, com as formas e contra formas das letras "M", "C" e "H", que forma uma leve e personalizada estampa, sendo dinâmica e ajustável conforme a necessidade. Os grafismos estão presentes nos materiais da marca, tanto digitais como impressos.

A ideia logo de início foi criar uma redução para o nome Michelle Machado, onde pudesse usar um símbolo que não fosse sempre o nome completo em todos os pontos de contato. E com isso surgiu o "MCH" por serem as letras que estão presentes ambos no nome e sobrenome, além de terem a mesma posição e importância em cada um dos nomes.

A paleta cromática foi inspirada em materiais naturais da arquitetura como o cimento queimado, a cor da natureza, a leveza do natural, e também aos valores da própria marca que é refletido nos projetos: simplicidade, modernidade, confiança, elegância, contemporaneidade e principalmente, atemporal. 

É uma identidade rica de elementos de referências do universo da arquitetura, design, produtos locais e slow living. Tudo pensado e aprofundado na marca Michelle Machado Arquitetura.


         créditos do motion: priscilla assunção (pri do motion)
-
ano de desenvolvimento: 2020
designer: rafaela di bella
visual identity architecture MCH
Published:

visual identity architecture MCH

Published: