Rodrigo Oliveira's profile

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro
Trabalho Design Multimédia 
Cartaz
Cartaz animado
Começámos o trabalho pelo cartaz. Queríamos recriar algo do género da imagem anterior para tal fomos procurar vários elementos arquitetónicos que pudéssemos introduzir no trabalho.
Sendo que estes elementos arquitetónicos eram muito usados antigamente pensámos em usar uma cor que nos lembre do estado atual de um templo ou um edifício da altura em que eram usados estes tipo de elementos arquitetónicos, daí vir este tom de beije. A cor de fundo veio da necessidade de criar contraste entre os elementos arquitetónicos. Ao usarmos apenas duas cores conseguimos criar um cartaz elegante e atrativo para o leitor conseguir ter uma rápida leitura da informação.
Dentro de cada elemento podemos observar uma imagem. Sendo que os livros são a porta de entrada para um mundo diferentes e uma forma de experiênciar coisas que não poderíamos na vida real
temos um livro aberto com um planeta a flutuar por cima. Também podemos ver em dois dos desenhos uma pessoa a ler, num deles encostado a uma árvore e noutro em pé. Por fim podemos ver uma pilha de livros uma vez que estamos a falar do dia do livro e esse é o principal tema deste dia.
Usámos a fonte Belda da Adobe Fonts. De maneira a criar hierarquia usámos a Belda Cond Bold no “Dia Mundial do Livro” e a Belda Cond Thin na “Exposição 23/4/23” e também no “ESTGV 21h”, de maneira a criar hierarquia entre a data e o local onde se vai realizar o evento diminuímos o tamanho do “ESTGV 21h”, tendo eles uma diferença de 5 pontos entre eles.
Quisemos criar um padrão, de modo a ser coerente em todos os formatos que tínhamos que criar, por isso podemos ver no cartaz que nos elementos arquitetónicos retangulares temos o nome do dia e a data e local onde se vai realizar, e nos outros elementos independentemente de onde se encontrem no cartaz e se estão representados completa ou parcialmente têm sempre os mesmos desenhos no seu interior.
Enquanto criávamos o cartaz e desenvolvíamos os desenhos para o cartaz estávamos a pensar em simultâneo em como é que o íamos animar e foi por isso que escolhemos os desenhos que escolhemos.
No cartaz animado vemos o mundo a flutuar em cima do livro aberto, dando a ideia que é um holograma. Na pilha de livros vemos o livro de cima a cair sobre os outros e também vemos que o boneco que estava encostado á arvore desaparece, conseguimos vê-lo a caminhar por baixo das nuvens e estrelas a atravessar os elementos arquitetónicos e por fim a sentar-se por baixo da árvore a ler o seu livro. Enquanto isto acontece vemos o nome do dia, assim como o tipo de evento e o seu local e data a aparecer gradualmente
MUPI
Quanto ao MUPI os elementos são os mesmos, assim como as cores e os desenhos, a única coisa que muda é a grelha, que aqui está em 3x3.
Também tivemos o cuidado de acrescentar um pouco mais de espaço na moldura do MUPI devido às necessidades do mobiliário urbano ter uma moldura.
Sendo que neste formato conseguíamos colocar os elementos arquitetônicos sem os cortar a meio decidimos fazê-lo, sendo que este MUPI vai ser visto por pessoas que muito provavelmente não vão parar para ler o que está escrito, ou então estão a passar de carro e a informação tem que estar bem explicita e fácil de ler mesmo em movimento.
Outdoor
No nosso outdoor escolhemos uma grelha de 3x9, apenas com uma linha completa no centro em que podemos ver toda a informação do evento. Este formato é a exceção em que dentro dos elementos arquitetónicos não temos sempre os mesmos desenhos.
Mais uma vez este formato vai ser visto por pessoas que estão a passar em movimento, e por isso decidimos colocar toda a informação no centro do outdoor e na mesma linha de maneira a facilitar a leitura a quem passa e olha para o outdoor.
Aqui as cores, os elementos arquitetônicos e os desenhos são exatamente os mesmos que os dos outros formatos, de maneira a manter a coerência.
Flyer
No nosso flyer decidimos optar por uma frente simples, com menos informação ao contrário do cartaz original, mas utilizando o mesmo estudo gráfico para dar uma mensagem de rápida leitura do evento que estamos a promover. Na parte de trás continuamos a encontrar o mesmo estudo gráfico do cartaz original, no centro da grelha optamos por deixar simples, sem nenhum elemento visual, ajudando a deixar uma mensagem rápida e visível ao leitor, com as informações principais do evento como data, hora, local, o “slogan”, o nome da instituição e o título com grande destaque.
Quando começámos a pensar no trabalho pensámos logo no tema do evento. Lembramo-nos de uma exposição de livros proibidos e após uma pesquisa na internet pensamos em fazer uma exposição de livros proibidos pelo Estado Novo, pensamos ser um tema interessante e decidimos usá-lo.
Posts redes sociais
Fizemos uma publicação com duas imagens, a primeira segue o modelo do cartaz com todos os elementos e a segunda imagens segue o modelo da parte de trás do flyer sem os elementos do centro dando o lugar a informação mais completa sobre o evento que irá decorrer.
Capa do Facebook
A capa do Facebook tem o mesmo conceito que o outdoor, uma linha completa ao centro com toda a informação do evento de modo a ser fácil de ler.
Dia Mundial do Livro
Published:

Dia Mundial do Livro

Published: