Karolina Pereira's profile

Ghostwriter - Revolução Feminina

Algumas situações deixam marcas profundas.

Lembro bem quando vi minha irmã caçula sendo a única mulher se formando na residência médica de Cirurgia no Hospital Heliópolis em São Paulo, na época onde mais se realizavam cirurgias no país. Eu já estava trabalhando em ambientes predominantemente masculinos. Mas naquele momento, percebi que alguém que amo encararia desafios parecidos com os meus, e isso mexeu comigo.

Ao longo das nossas carreiras, ambas sentimos na pele o estresse de provar para o mundo que somos realmente boas em nossas profissões. E, não é nenhuma vergonha assumir que algumas batalhas quase nos levaram ao #burnout.

Nesses momentos, por mais que trabalhássemos em áreas diferentes, o sentimento era compartilhado. E o apoio mútuo se tornou imprescindível para encararmos tudo aquilo.

Infelizmente, essas são as realidades de muitas mulheres. E, mesmo sendo um assunto muito discutido, a igualdade de gênero ainda é um desafio.

Da mesma forma que achei na minha irmã um porto seguro, e ela em mim, tenho esse compromisso com outras mulheres.

Por isso, separei neste post alguns casos de empresas que começaram a enfrentar essa batalha. Que tal começarmos o dia com uma injeção de ânimo? 👇

✅ A Dow lançou a iniciativa "Facilities for All", concentrando-se no aprimoramento dos ambientes de trabalho nas fábricas. Diversos espaços, como banheiros, chuveiros, vestiários e salas de bem-estar, foram projetados para promover uma maior inclusão. Além disso, a instalação de salas de lactação, cozinha e lavanderia foi planejada, visando facilitar a jornada das colaboradoras.

✅ Na Procter & Gamble as funcionárias que retornam da licença-maternidade podem trabalhar meio período por até 6 meses após o parto; inclusive, os gestores homens também são conscientizados sobre questões femininas durante o puerpério;

✅ A equipe de recrutamento da Gerdau notou que os homens eram maioria entre os aprovados do Programa de Trainee. Para equilibrar o percentual em 50%, foram ofertadas vagas exclusivas para mulheres, interna e externamente. Isso porque, o número de mulheres que se formam em Engenharia é de apenas 20% do total de alunos, então, seria natural considerar que menos candidatas conquistassem a vaga. No entanto, a iniciativa visa desmistificar o estereótipo de que essa é uma área predominantemente masculina;

✅ Na Sodexo a estratégia “3 verificações de inclusão” foi concebida para fomentar uma cultura inclusiva. A abordagem envolve questionamentos diários que todos devem fazer antes de iniciar atividades em equipe: “Estou demonstrando respeito pelos outros? Estou consciente dos meus preconceitos? Estou contribuindo para que os outros se sintam parte integrante?”.

Que continuemos lutando juntas por ambientes igualitários.

#liderançafeminina #inclusão #equidadedegênero

Ghostwriter - Revolução Feminina
Published:

Owner

Ghostwriter - Revolução Feminina

Published:

Creative Fields