Rebrand Marca Printi

Printi: Plataforma de personalização web2print, focada em tecnologia, usabilidade e customização. Start-up Early stage e-commerce 
A empresa - A Printi é uma plataforma de personalização que desde 2012 vem revolucionando o mercado gráfico no Brasil e escrevendo uma nova história nesse setor. É até hoje o principal e-commerce de materiais impressos do país. Queríamos fugir da burocracia das gráficas tradicionais e oferecer mais autonomia para qualquer pessoa que precisasse de um material gráfico.
Por que mudar? - Desde o início da Printi fomos ousados e inovadores, a constante evolução da empresa precisava ser refletida também de forma visual através de nosso logotipo. Isso traria uma identificação melhor com nossos clientes.
Evolução - A nossa marca evoluiu junto com a necessidade dos nossos clientes e parceiros, tornando-se mais objetiva, atual e simples. Brand design, Logo design, Branding
Metodologia - Utilizamos ferramentas de Design Thinking para acelerar o processo de reformulação visual, juntamente com premissas decididas anteriormente a partir de nossos valores institucionais. Através de metologia ágil, dividimos o processo em 5 passos: 1) Brainstorming   2) Benchmarking   3) Redesenho 4) Refinamento 5) Apresentação
Propostas - Após as rodadas de Brainstorming e Benchmarking com participantes de várias áreas da empresa, iniciamos a fase de propostas, essas variavam entre mudanças estruturais, de cor e tipografia, no total tivemos 32 propostas iniciais diferentes.
Finalização - Após filtragem e refinamento, ficou muito claro para toda a equipe quais decisões de redesenho e estilo eram mais assertivas e atendiam as necessidades que identificamos no início do projeto.
Conceito - As premissas retiradas de nosso valores institucionais eram 3: 1) Inovação  2) Disrupção  3) Parceria Buscamos traduzir alguns aspectos dessas características da empresa visualmente.
Grid - Para criar consistência e aplicar uma estrutura firme, montamos o nossa grid a partir do desenho do ícone, trazendo concordância entre os elementos.
Modo Vertical - Para ampliar as possibilidade de aplicação desenhamos um modo vertical para a marca, dando mais protagonismo ao símbolo e adicionando um box para estabilizar-lo acima da tipografia.
Símbolo - A equipe entendeu que a Printi já havia alcançado certo reconhecimento no mercado e a Vírgula era um simbolo forte e consistente, citado pelos clientes e parceiros, por isso decidiu-se mante-la como nossa marca, porém ela precisava de uma reformulação e roupagem mais moderna e orgânica.
Tipografia - Quanto à tipografia do logotipo, havia uma série de problemas práticos a serem resolvidos, Peso, Alinhamento, Constância, Modernidade e Destaque foram aplicadas com um novo desenho de fonte para compor uma marca mais forte e atual. Type design
Paleta de Cores - Nossa paleta de cores necessitava de um perfil mais dinâmico e mutável, embora fosse claro para toda a equipe que o Azul era a cor que melhor representava a marca, ela precisava de várias cores de apoio para representar a nossa diversidade e dinamismo.
Versões - Devido as múltiplas aplicações e pontos de contato em que  podemos ser encontrados, a geração de várias versões do logo foi necessária para envolver nossos canais de forma completa. Além das aplicações básicas de cor, também temos com taglines diversas.
Redução - As mudanças feitas possibilitaram uma redução muito maior do nosso logotipo, possibilitando a utilização em pequenos objetos sem perder o reconhecimento e legibilidade da marca.

PRINTI
 REBRAND
A identidade - Nossa inovação está intimamente ligada aos processos internos de fluxo e produção, a Disrupção vem da nossa proposta de tornar os materiais personalizados totalmente acessíveis a todos os negócios e oportunidades, e por fim, nossa Parceria se encontra no esforço mútuo que fazemos para transpor as barreiras que encontramos para nossos clientes cumprirem seus objetivos. Buscamos traduzir isso visualmente através da simplicidade, minimalismo e destaque em nossos produtos e suas utilizações.
Rebrand Marca Printi
Published: