Wagner Ernesto's profile

Animação Haikyuu! (2021)

Trabalho autoral, baseado no anime Haikyuu! (2021)
Ferramentas: After Effects | Photoshop | Illustrator
Arte: Amanda Arruda (sob encomenda)
Motion: Wagner Ernesto
Técnicas utilizadas: Rig de personagem | Motion Comics | Animação de cenário | Criação de assets | Composição de cenários | Recorte de personagens 
Eu amo muito esse anime e ganhei esse desenho de presente de um amigo meu que encomendou de uma artista amiga nossa. O plot twist desta arte, caso você não conheça o anime, é que o personagem usando o número 4 sou EU! 

Pois é, ele não existe no anime, a artista me desenhou como fazendo parte do time, por isso essa arte é tão especial para mim. E neste mesmo período comecei a estudar animação de personagem, então juntei o útil ao agradável e resolvi animar o desenho.

Essa é a arte original:​​​​​​​
Amo! Adoro! Perfeito!
Processo:
Acho válido eu esclarecer aqui quais eram as propriedades do desenho que eu recebi:
Arquivo: PNG (sem fundo) / Dimensão: 1625 x 1147 / Resolução: 300dpi

Bom, o desenho não estava separado em camadas, então já sabe né... deu um trabalhão!
Primeiro passo: Planejar a animação.
Bom, assim que resolvi que ia animar o desenho eu pensei: "O que eu quero que eles façam?" E as primeiras ideias eram absurdas (pro meu nível), eu queria que eles caminhassem para uma foto de time rsrsrs. Mas resolvi ir no simples mesmo, e então no próprio Photoshop, no mouse mesmo, eu esbocei os movimentos que cada personagem iria fazer:
Tá horrível, eu sei, mas é só um esboço
Segundo passo: Recortar os personagens.
Depois de esboçar os movimentos e as juntas que iria precisar, parte pro recorte. Eu comecei pelo personagem que estava mais a frente, o Hinata (camisa 10):
Eu tive que recriar muitas coisas nos personagens, como por exemplo, a cabeça, os olhos fechados (que não tinha em nenhum personagem) e em alguns, até mesmo um braço inteiro. Como não chego nem perto de ser desenhista, isso deu um certo trabalho para ficar minimamente bom. 

Como estava testando e aprendendo muitas coisas, fui lapidando o processo de recorte, entendendo o que precisaria recriar, separar e etc...

No final, tudo ficou assim:
Fui percebendo com o tempo que não precisava recriar com precisão as partes que não apareceriam na animação (o que é óbvio pensando agora).
Segundo passo parte dois: Resolvi animar o primeiro personagem antes de continuar recortando.
Antes de recortar todos os personagens, decidi animar o Hinata, para entender o que eu conseguiria ou não fazer. A animação dele foi a mais demorada de todas, por conta de coisas como essa:
Eu animei o cabelo dele com Puppet Tool, o que demorou. Usei também Rig de Personagem nos braços e cabeça e vi que não seria necessário fazer isso nos próximos personagens. Usei o efeito de Wave Warp na camiseta para dar movimento. Todos esses efeitos foram de aprendizado pros próximos personagens.
Terceiro passo: Animar os personagens

Depois de recortar todos os personagens, eu parti pra animação deles. E aí fui em ordem, do personagem mais à frente até os mais do fundo. Teve alguns personagens que não são tão relevantes que animei apenas os olhos, e no máximo o cabelo, isso me poupou muito tempo.
Esse foi um dos primeiros testes que exportei, pra ver se estava ficando bom... 
Quarto passo: Criar o cenário

Bom, depois de todos os personagens animados e em seus lugares, eu precisava colocá-los em algum lugar. E como o desenho não tinha fundo eu tive que criar tudo do zero. Para isso fui buscar algumas referências e usei essa aqui principalmente: 
Desde o começo da animação eu queria colocar a bandeira no fundo, com os kanjis que são muito importantes no anime, eles significam voe! 

Depois de decidir como ficaria, parti para o Illustrator. Lá, comecei a trabalhar as formas, de novo, eu não tinha nada, então fui criando tudo do zero e no fim ficou assim:
Com as formas prontas, eu resolvi terminar os detalhes no After Effects mesmo, normalmente finalizaria tudo no Illustrator e importaria pronto no After Effects, mas não sei o motivo de ter resolvido migrar pra lá só com as formas... vai entender.

Então importei pro After e finalizei tudo e no final ficou assim:
Isso é só um print, não me julguem...
Depois do cenário pronto, parti para a bandeira, e essa foi até tranquilo de fazer, apesar de ter escolhido o caminho mais difícil. 

Primeiro: Criei um sólido preto e coloquei um jpeg. da escrita por cima.
Segundo: Criei sólidos para simular os grampos e seus reflexos.
Terceiro: Modifiquei o sólido da bandeira para parecer que estava pendurada.

E pronto... 

Mentira! Foi aí que começou minha saga da bandeira. Se vocês olharem na referência de cenário que usei, e na vida real também, você vai perceber que para parecer com uma bandeira que tem movimento, ela precisa reagir com a luz, então, eu fui criá-las, e acho que escolhi o pior jeito de fazer! 

Criei uma a uma, com shape layers e efeito de blur, o que tomou muito tempo pra deixar minimamente aceitável. (Muito tempo!) Mas no final ficou assim:
Isso é um print, não me julguem...
Quinto passo: Animar o cenário

Com o cenário feito, vamos pra animação? Sim!

Comecei animando a bandeira do cenário. Como eu já havia utilizado bastante o efeito de Wave Warp nas roupas e cabelos dos personagens, foi tranquilo replicar na bandeira, deixando com o aspecto de movimento. No final ficou assim:​​​​​​​
Depois disso, bastou apenas colocar alguns efeitos de iluminação, utilizei CC Light Rays para a as luzes e CC Particle Systems 2 para as partículas. Essa parte não foi complicada, apenas trabalhosa, até eu chegar no resultado mais satisfatório.
Último passo: Ajustar o tempo de tudo

Agora, com todos os elementos prontos, bastava juntar tudo com os efeitos sonoros e com a música. Eu já sabia qual música ia usar, então procurei qual seria o timing da música que iria usar. No meio desse processo percebi que as animações que eu tinha feito, que no meu planejamento iam ter 10 segundos, não iam ser o suficiente para  cobrir a batida da música que eu queria, então eu resolvi duplicar esse tempo. 

E olha... isso demorou mais que eu esperava, tive que alinhar todas as animações e fazer com que eles continuassem por mais 10 segundos terminando em um loop. Mas tudo deu certo no final. 

Eu fiquei muito feliz com o resultado final, amo esse anime e amei esse desenho também. E esse é só um dos primeiros passos na caminhada do Motion Design.


Animação Haikyuu! (2021)
Published:

Owner

Animação Haikyuu! (2021)

Published: