Tathiana Lopes's profile

Festival Novas Frequências

Nascido em 2011, o Novas Frequências é um festival internacional de música contemporânea de vanguarda e novas tendências. Único membro brasileiro da rede International Cities of Advanced Sound e vencedor do Prêmio Noite Rio de Melhor Festival (2013), o Novas Frequências, além de apresentações musicais (todas inéditas no país), também realiza discussões sobre processo criativo e mercado, residências artísticas, oficinas, instalações sonoras e projetos comissionados.
 
É um projeto proprietário, criado a partir da parceria entre Tathiana Lopes que assina a Realização e Direção de Produção e Chico Dub Curador e Diretor artístico. 
Seu conceito é baseado em experimentalismo, vanguarda e novas tendências.
Conectado à vanguarda do pensamento artístico contemporâneo, o festival se situa como uma plataforma onde alguns dos artistas mais inovadores do mundo apresentam suas pesquisas tecnológicas transformadas em som e música.

O festival busca diversidade e o uso criativo de ferramentas tecnológicas em meio ao que podemos batizar de “fine arts” da música contemporânea. Não à toa, muitos dos artistas da programação se apresentam não somente em palcos de festivais, clubes ou casas de shows, como também em museus, galerias e eventos associados às artes plásticas. É um festival muito mais interessado em experiências sonoras do que propriamente em gêneros musicais.
 
Com cerca de 90% da sua programação focada na produção musical internacional, o Novas Frequências não possui similares no Brasil. O festival possui hoje o principal evento da América do Sul em seu nicho e só traz artistas que nunca tocaram antes no Brasil. 
Já passaram nomes como: Aki Onda (Japão/ EUA), Ashley Paul (EUA), Ben Frost (Austrália/ Islândia), Bill Orcutt (EUA), Cut Hands (Escócia), DJMarfox (Portugal), Frisk Frugt (Dinamarca), Joana Gama & Luís Fernandes apresentam: QUEST (Portugal), John Butcher & Mark Sanders apresentam: Tarab Cuts (Inglaterra), Keith Fullerton Whitman (EUA), Laraaji (EUA), Lubomyr Melnyk (Ucrânia), Mark Fell (Inglaterra), Keith Fullerton Whitman (Inglaterra/ EUA), Philip Jeck (Inglaterra), Rashad Becker (Alemanha) , Rippati (Finlândia), Vladislav Delay (Finlândia),  40% Foda/ Maneiríssimo (BRA) Domina (BRA), Auto (BRA), Bruno Real (BRA), Hojer Yama (BRA), Iridescent (BRA), Mauro Telefunksoul (BRA),  Oco – Caron/ Campello (BRA), Omulu b2b Maga Bo (BRA), Osvardo (BRA), Quintavant Ensemble (BRA), Serge Erège: (BRA), Som Peba (BRA), Vivian Caccuri: Caminhada Silenciosa (BRA),Actress (UK), Andy Stott (UK), BabeTerror (Brasil), Cadu Tenório (Brasil), Com Truise (USA), David Toop (UK), Demdike Stare (UK), Fudisterik (Brasil), Gimu (Brasil), Heatsick (UK), Hype Williams (UK), James Ferraro (USA), Julianna Barwick (USA), Lee Gamble (UK), Lenticular Clouds (Spain), Maria Minerva (Estonia), Miles (UK), Murcof (Mexico), Paulo Dandrea (Brasil), Pazes (Brasil), Pole (Germany), Prince Rama (USA), Psilosamples (Brasil), São Paulo Underground (Brasil/ USA), Stephen O’Malley (USA), Sun Araw (USA) e Tim Hecker (Canadá).
 
Depois de sediar duas edições na cidade do Rio de Janeiro e um evento especial em São Paulo, o Novas Frequências ampliou seu formato e entre 2013 e 2014, além das apresentações no teatro Oi Futuro Ipanema – já uma marca registrada, o festival realizou shows e performances no Sérgio Porto, Audio Rebel, Casa Daros, festas no clube La Paz e painéis de discussão no POP (Polo de Pensamento Contemporâneo), o Talking Sounds, desenvolvido com o British Council através do programa Transform, Oficinas no Parque Lage e Reduto. E e entre abril e maio de 2015 realizou seus primeiros show cases internacionais abrindo o festival Counterflows em Glasgow na Escócia, uma noite no Cafe Oto em Londres e a participação na primeira edição do Festival do ICAS em Dresden na Alemanha
 
Ainda em 2013, o Novas Frequências ganhou o prêmio de Melhor Festival do Rio de Janeiro e em 2014 se tornou o membro do ICAS (International Cites Of Advanced Sounds), network que reúne alguns dos mais importantes festivais de culturas sonoras avançadas, música de vanguarda e artes relacionadas como o Mutek (Montreal, Canadá), Unsound (Cracóvia, Polônia), CTM (Berlim, Alemanha), Future Everything (Manchester, Inglaterra) e TodaysArt (Haia, Holanda).
 
O Novas Frequências tem o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e o apoio do British Council.
 
Aqui você confere um resumo das edições passadas e tudo que vai rolar em 2015!
 
Acesse também: novasfrequencias.com e youtube.com/novasfrequencias
 
 
Festival Novas Frequências
Published:

Festival Novas Frequências

Nascido em 2011, o Novas Frequências é um festival internacional de música contemporânea de vanguarda e novas tendências. Único membro brasileiro Read More

Published: