Isa Saraiva's profile

A Vivência como factor de Sustentabilidade

Furniture
Este projecto materializa a minha tese de mestrado, onde foram abordados temas como o consumismo, a durabilidade física e empática, a memória enquanto meio para criar relações, a obsolescência e a sustentabilidade. O projecto foca-se na tipologia de mobiliário doméstico, com um conjunto de cinco peças que pretendem resumir as necessidades típicas de mobiliário, ao mesmo tempo que pretende que este acompanhe as mudanças sociais, económicas e tecnológicas. Por ser constituído por peças mais pequenas sem especifi cidades e por isso mais amplas nas suas funções e utilizações, estas podem ser conjugadas e repetidas conforme a necessidade, havendo também maior versatilidade na disposição em diferentes espaços, maior facilidade de montagem e de transporte.
O conjunto foi desenhado para ser durável, tanto de forma física como empática. A sua construção em madeira maciça tem a capacidade de sofrer um envelhecimento positivo e progressivo pelo tempo e uso, com capacidade de armazenar memórias de convivência com o utilizador, mas também facilitando a alteração de acabamento, reparação ou manutenção, indo de encontro a necessidades das diferentes gerações por onde possam ir passando e garantindo um nível de fi abilidade e qualidade que elimine a substituição frequente.
Maquetes de evolução formal e técnica do banco de apoio.
Planificação de protótipo do banco de apoio – desenvolveram-se encaixes tão duráveis quanto o material e a tipologia a ser trabalhada, sendo estes visíveis, demonstrando ao seu utilizador, a solidez e estabilidade do banco.
Fotografias da construção dos protótipos, na ofi cina da ESAD CR. – É partilhado o mesmo desenho e dimensionamento de muitos dos encaixes para que a sua construção possa ser feita tanto a uma escala mais pequena e manual, como de forma mais industrializada e auxiliada por processos de CAD/CAM.
Banco de Apoio
Este banco tem uma base que tanto pode servir de assento como de mesa apoio. Ao ser conciliado com a gaveta do conjunto permite também a arrumação visível e oculta, podendo ainda servir a função de mesa-de-cabeceira.
Mesa
A mesa procura ser uma superfície de diferentes utilizações onde o seu desenho a especifi que ou condicione.
Banco Baixo
O banco baixo é também um banco colectivo, uma superfície de apoio baixa, servindo o propósito de uma mesa ou como elevação para o módulo de arrumação, afastando-o do chão.
Módulo de Arrumação
O módulo de arrumação permite a arrumação visível e oculta com uso das gavetas do conjunto. Serve de superfície de apoio ou de divisor de espaço e pode estar tanto estar na vertical como na horizontal. Tem acabamento em todos os lados e o facto de não ter pés permite que a sua repetição em altura crie grandes espaços de arrumação.
Gaveta
A gaveta é um contentor de arrumação secundário, que se adapta às outras peças apresentadas. A sua versatilidade permite que esta seja utilizada da forma que mais convier ao utilizador e as suas dimensões foram pensadas de acordo com a interacção com os restantes elementos de mobiliário.
Esquema de possibilidades de conjugações e disposições no espaço – a peças unem-se por elementos em latão, liga metálica que não se degrada ou perde desempenho exposto às condições ambientais do dia-a-dia.
Diferentes combinações dos vários elementos dos prótotipos concebidos.
A Vivência como factor de Sustentabilidade
Published:

A Vivência como factor de Sustentabilidade

O projecto foca-se na tipologia de mobiliário doméstico, com um conjunto de cinco peças que pretendem resumir as necessidades típicas de mobiliár Read More

Published: